Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como cuidar de um Sensitivo

por Joana Cristina Pinto, em 03.01.17

Na sequencia de um post anterior sobre Sensitivos hoje deixo algumas dicas de como cuidar / compreender / aceitar alguém com estas características.Sei de experiência própria que não é fácil ser-se aceite e muito menos sermos compreendidos. Não por maldade das pessoas, mal talvez por alguma desinformação em relação ao tema (pelo menos quero acreditar que sim).

 

Aqui ficam algumas dicas:

1 – Não os pressione – ele pode não querer sair consigo ou com outros. Respeite a sua decisão. Não é nada pessoal e isto em nada indica os seus sentimentos por si.

2 – Dê-lhes espaço – nada tem a ver com o facto de não querer estar consigo. Somente quer mais estar sozinho.

3 – Leve as suas criticas como elogios – a sua sensibilidade faz com que sejam muito críticos em relação a erros. Eles tem receios de façam pouco deles ou que pareçam “parvos”.

4 – Evite discussões – discussões fazem com que se refugiem ainda mais em si próprios. Procure meios alternativos de resolução. Se as coisas ficarem muito acesas o melhor é abandonar a discussão e retomar outra altura.

5 – Bom ouvinte – eles são bons ouvintes, mas quem os ouve? Certifique-se que eles tem um espaço seguro para se expressarem. Mas não os pressione a falar consigo. Incentive-os a falarem dos seus sentimentos, pois muitas vezes têm medo de o fazer.

6 – Evitam situações sociais – alguns estímulos externos podem afectá-los fortemente deixando-os cansados, irritados e a beira de uma ataques de nervos.

7 – Apreciam o silêncio – gostam de boa companhia e conversar como qualquer outra pessoa. Mas apreciam o silêncio da mesma forma. Deixe-os escolher os momentos de conversa e silêncio.

8 – Fale calmamente – não grite ou levante-lhes a voz. Eles são facilmente impactados e isso pode afectá-los negativamente. A sua versão de tempo bem passado difere muito do conceito das outras pessoa.

9 – Faça perguntas e tente entende-los – cada pessoa é única. Faça questões e observe-os cuidadosamente de forma a entender as suas vontades e necessidades.

Texto adaptado de : www.higherperspectives.com

 

Com Amor e Luz

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:51




Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D


Links

  •  

  • Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Mensagens

    Blogs de Portugal


    Seguir